APRESENTAMOS NESSE BLOG NOSSOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL, JUVENIL E ADULTA, SUGESTÕES NA BUSCA DA PROFISSÃO IDEAL, AUTOAJUDA, ARTES, REFLEXÕES, ROMANCES...

Seguidores

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Follow by Email

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

UMA CARTA PARA DEUS



Toninho era um menino inteligente e bonzinho. Nas noites de céu estrelado, ele costumava ficar plantado na janela do seu quarto, imaginando uma maneira de enviar uma carta com seus pedidos para Deus. Chegou ao ponto de construir um foguete para isso, mas não deu certo. De tanto pensar, ele acabou sonhando com um anjo, que lhe disse:

—Toninho, para você encontrar Deus, basta consultar o seu coração e ele lhe indicará o caminho mais rápido e seguro para alcançá-lo.

Terá Toninho encontrado o seu caminho para Deus? A resposta está no livro Uma Carta para Deus, indicado para crianças de 6 a 9 anos.


 Autor: Célio Montenegro







Caro professor
Tendo como base o livro “Uma carta para Deus” apresentamos uma variedade de atividades pedagógicas que podem ser feitas dentro e fora da escola. Estas atividades têm como objetivo despertar nos alunos valores e a reflexão sobre vários temas que fazem parte do cotidiano do aluno, bem como de situações que os levem a prática da cidadania e do autoconhecimento.
Mãos a obra

Autor (Celio Montenegro)
Valdete dos Santos (Pedagoga)


 I. MOTIVAÇÃO INICIAL (antes de contar a história)

·         Exploração da capa do livro: com perguntas sobre o título para aguçar a curiosidade;
·         Exploração da capa do livro: com perguntas sobre a ilustração para aguçar a curiosidade;
·         Antes da leitura do livro, espalhar pela sala, andar ou escolas perguntas em tiras de papel como: Você conhece o Toninho? Será que Toninho tem muitos amigos? Toninho fez uma travessura. Você quer saber qual foi? Você conhece alguém que estuda na Escola Futurista? Entre outras
·         Pedir que os alunos escrevam uma carta para um determinado colega de sala ( escolha livre ou sorteio);
·         Jogos diversos com os personagens e/ ou título do livro: Bingo, Forca, Mico doido, Quebra-cabeça; etc.

II. EXPLORAÇÃO ORAL (selecionar algumas perguntas para serem feitas após a contação da história)

·         Qual é o nome do autor do livro?
·         E do ilustrador?
·         “Toninho era um menino precoce”, alguém sabe o que é precoce? Você conhece alguma criança precoce?
·         Qual é o nome da escola em que Toninho estudava? Como era o nome da professora de Toninho?
·         Como Toninho preenchia seu tempo? E você como você preenche seu tempo?
·         Toninho praticava esporte? Qual esporte é citado na história?
·         Qual é o esporte que você pratica ou gostaria de praticar?
·         As cidades são dividas por zonas compostas de bairros. Toninho morava em que zona da cidade do Rio de Janeiro. E vocês moram em quais?
·         O que Toninho fazia nas noites de céu estrelado?
·         Vocês sabem o que é um cometa?
·         O que Toninho resolveu construir para falar direto com Deus?
·         Por que Toninho queria encontrar um lugar que ninguém o incomodasse para construir o foguete?
·         Toninho tinha muitos amigos. Diga o nome de alguns deles. Quem é
São seus melhores amigos?
·          Por que Toninho escolheu a casa de seu amigo Edson para construir seu telhado?
·         Quais materiais Toninho usou para construir seu foguete? Qual deles era o mais perigoso e causou o incêndio?
·         A mãe de quem ligou para pedir socorro quando o fogo se alastrou?
·         Qual foi o castigo que Toninho e Edson receberam por serem os articuladores dessa confusão?
·         Toninho sonhou com quem e lhe dizendo o quê?
·         Por que o pai de Toninho organizou uma reunião com os pais das outras crianças?
·         Depois de ouvir todas as opiniões o pai de Toninho conclui o assunto. Qual foi a mensagem que o anjo quis passar?
·         O pai de um dos colegas de Toninho, o Sr. Bruno comentou algo sobre a amigos de infância. Qual foi esse comentário?
·         Como terminou a reunião?
·         Como a cozinheira Maria colaborou com a reunião?
·         Por que a cozinheira Maria feliz?
·         Você é o autor? Que outro fim você daria para a história?

III. SUGESTÃO DE TEMAS PARA PRODUÇÃO TEXTUAL OU DEBATE

1. Dizem que quando alguém vê um cometa passando deve-se fazer um pedido que ele será realizado. O que você pediria se visse um cometa passando? Por quê?
2. Escreva uma carta para Deus fazendo pelos três pedidos para você, para sua família e/ou para algum amigo.
3. Um atleta é qualquer pessoa que pratique qualquer manifestação de desporto, seja educacional, de participação ou rendimento. Fale sobre algum atleta brasileiro que vem se destacando nos esportes e o porquê da escolha.
4. Escreva um bilhete agradecendo aos bravos militares do Corpo de Bombeiros pelo seu belo trabalho.
5. Toninho gostava e respeitava muito sua professora. Fale um pouco de sua professora e por que você deve respeita-la.
6. Não se deve brincar com fogo. Toninho e Edson foram os articuladores da confusão em relação à confecção do foguete que teve como consequência um início de incêndio. Por causa disso receberam um castigo. Você acha que eles foram merecedores? Por quê? E Você já foi punido por causa de alguma travessura que fez? Conte como foi.
7. Toninho sonhou com um anjo que lhe deu um conselho. Se você pudesse dar um conselho a alguém que fez algo errado para quem você daria e qual seria esse conselho.
8. “Existem muitos caminhos para se chegar a Deus e que você só precisam consultar os seus corações, isto é seu sentimentos mais íntimos para saber o que devem fazer.” Como você fala com Deus ?

 IV. CONTEÚDOS QUE PODEM SER TRABALHADOS  APÓS LEITURA DO LIVRO
CIÊNCIAS

·         Sistema Solar
·         Prevenção de acidentes com fogo
·         Primeiros Socorros
·         Primeiros socorros

  • EDUCAÇÃO FÍSICA

Judô e/ou outras modalidades de esportes praticadas pelos os alunos da turma;
·         Pesquisa: Um atleta é qualquer pessoa que pratique qualquer manifestação de desporto, seja educacional, de participação ou rendimento, podendo ser classificado quanto à forma de sua prática, em amador, não profissional e profissional. Pesquise a vida de cinco atletas brasileiros que veem se destacando nos esportes.


  • INTEGRAÇÃO SOCIAL


·         Família
·         Escola
·         Amizade
·         Profissão
                             

V.ATIVIDADES PRÁTICAS
ESTUDOS DO MEIO

Aula-passeio:  Visita ao Planetário e/ou  ao Corpo de Bombeiro

TECNOLOGIA

Escrever um e-mail para o Corpo de Bombeiros agradecendo-o pelo trabalho na casa de Toninho.

MÚSICA

Fazer paródia com a música “Carimbador Maluco”
Cinco, quatro, três, dois...
Parem, esperem aí.
Onde é que vocês pensam que vão? han han
( refrão)
Pluct, Plact, Zummm
Não vai a lugar nenhum
Pluct, Plact, Zummm
Não vai a lugar nenhum
Tem que ser selado, registrado, carimbado
Avaliado e rotulado se quiser voar!
Se quiser voar
Pra lua, a taxa é alta
Pro sol, identidade,
Vai já pro seu foguete viajar pelo universo
é preciso o meu carimbo dando, sim sim sim sim
( refrão)
Tem que ser selado, registrado, carimbado
Avaliado e rotulado se quiser voar!!
Se quiser voar
Pra lua, a taxa é alta
Pro sol, identidade,
Vai já pro seu foguete viajar pelo universo
é preciso o meu carimbo dando, sim sim sim sim
( refrão)
Mas ora, vejam só, já estou gostando de vocês
Aventura como esta eu nunca experimentei
O que eu queria mesmo era ir com vocês
Mas já que eu não posso, boa viagem!
E até outra vez!
( refrão)
Boa viagem
O Plunct, Plact, Zummm
Pode partir sem problema algum
O Plunct, Plact, Zummm
Pode partir sem problema algum
Boa viagem meninos
Boa viagem

ARTES VISUAIS

Construir foguetes



                                                                                 

                                                                       ORIGAMI  

            

                                                  ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO       
   



PERIGOS DO FOGO: PREVENINDO INCÊNDIOS
(Fonte: Revista Guia do Ensino Fundamental I)
1. Reúna a turma e ande pela escola pesquisando locais que poderão servir de saídas e peça às crianças que anotem tudo.
2. Procure todos os hidrantes e extintores e anote. Verifique se estão visíveis, limpos e dentro da data de validade.
3.Em caso de fogo, todos deverão sair agachados, portanto examine se existem escadas no caminho ou outros obstáculos.
4.Peça aos alunos que cada um prepare um relatório final com tudo que observaram.
5. Junte a turma na sala de aula e discuta os pontos importantes que foram anotados. Crie um mapa com todas as saídas, janelas, hidrantes e outros objetos importantes, e planeje com os alunos as possíveis estratégias de saídas. Converse com os estudantes sobre o trabalho dos bombeiros e o que podemos fazer para evitar incêndios. Ressalte a importância de um treino como este para se prepararem melhor.
Obs: Você pode transformar esse mapa em um jogo de tabuleiro fazendo regras próprias, ou pode também fazer uma simulação com a turma, como se estivessem fugindo do fogo e procurando as saídas já encontradas, para sentirem as dificuldades reais do espaço planejado.
CONSTRUINDO UM HIDRANTE
1. Decore a garrafa com a cola plástica.
2. Misture a água com o vinagre e coloque no interior da garrafa, sem completá-la, deixando um espaço vazio no seu interior.
3. Prenda um barbante na ponta do pote e coloque o bicarbonato de sódio dentro dele em quantidade suficiente para que flutue quando mergulhado em água sem que o bicarbonato de sódio se molhe. Coloque com cuidado o pote no interior da garrafa.
4. Faça um furo na tampa da garrafa e coloque o corpo da caneta, vedando o espaço entre a caneta e a tampa. Tampe a garrafa.
5. Feche o buraco do corpo da caneta com o dedo e chacoalhe o extintor para que o bicarbonato de sódio entre em contato com a mistura de água e vinagre. Aponte o bico do extintor para a base do fogo e solte o dedo.
Atenção: Use uma chama pequena, como a de uma vela, e faça a demonstração, mas não deixe as crianças mexerem no fogo.

Obs: As atividades sugeridas podem e devem ser adaptadas para atender  a faixa etária que cada professor trabalha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é muito importante e bem-vindo e para esclarecer sobre vendas clique nos locais referente às mesmas na caixa de link abaixo da foto principal do blog, muito grato!...voltem sempre!...abs