APRESENTAMOS NESSE BLOG NOSSOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL, JUVENIL E ADULTA, SUGESTÕES NA BUSCA DA PROFISSÃO IDEAL, AUTOAJUDA, ARTES, REFLEXÕES, ROMANCES...

Seguidores

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Follow by Email

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

DE VOLTA ÀS AULAS



* À venda: http://www.leituraseducativas.com.br/loja/produto/De-Volta-%E0s-Aulas.html

O presente livro trata de generalidades da vida escolar, com ênfase para o relacionamento social da criança, dentro e fora da escola. Suas mensagens não se limitam a orientar o pequeno leitor, mas são extensivas aos seus genitores, que nem sempre estão atentos a detalhes que poderão interferir negativamente no desenvolvimento da criança.

Autor: Célio Montenegro

# SUGESTÕES DE ATIVIDADES - CLIQUE AQUI!...





Caro professor 

Tendo como base o livro “Toninho de volta às aulas” apresentamos uma variedade de atividades pedagógicas que podem ser feitas dentro e fora da escola. Estas atividades têm como objetivo despertar nos alunos valores e a reflexão sobre vários temas que fazem parte do cotidiano do aluno, bem como de situações que os levem a prática da cidadania e do autoconhecimento.
Mãos à obra!

Autor (Célio Montenegro)
Valdete dos Santos (Pedagoga)



I. MOTIVAÇÃO INICIAL (ANTES DA HISTÓRIA)


  •      Exploração da capa do livro: com perguntas sobre o título para aguçar a curiosidade;



  • Exploração da capa do livro: com perguntas sobre a ilustração para aguçar a curiosidade;



  • Dias antes da leitura do livro, espalhar pela sala, andar ou escola, frases sobre o livro em tiras de papel como: Você conhece o Toninho? Como será que foram as férias de Toninho?  Quem são Edson, Gustavo e Renatinha? Como será a escola de Toninho? Etc.



  • Fazer excursão pela escola para conhecer todos os ambientes e funcionários.



  • Jogos diversos com os nomes dos personagens e/ou título do livro: Bingo, Forca, Mico doido, Quebra-cabeça; etc.
  • Desenhar como os alunos imaginam que seja a escola Futurista.


II. EXPLORAÇÃO ORAL DA HISTÓRIA (APÓS A CONTAÇÃO)


  • Onde Toninho passou as suas férias?
  • Toninho levou um susto enquanto passeava no shopping? Qual foi?
  • Qual foi o “truque” que o pai de Paulinho lhe ensinou para quando ele se perdesse?
  • Quem ajudou Toninho a encontrar seus parentes no shopping?


  • Qual seria a providência que tia Nazaré iria tomar quando chegasse a casa?
  • Qual foi o outro lugar que Toninho foi passear com os seus primos e tios no Rio de Janeiro?
  • Qual foi o susto que Toninho passou na praia?
  • Depois do susto que Toninho passou na praia como ele se comportou?
  • Quais são os cuidados que devemos tomar ao irmos à praia ou a piscina?
  • Quando colocou o uniforme no primeiro dia de aula Toninho recebeu um elogio de sua mãe. Qual foi o elogio?
  • De acordo com o autor por que as crianças fazem amizade com facilidade?
  •  “Nenhuma pessoa inteligente deixa de fazer amizades por causa dessas diferenças”. Quais são as diferenças que o autor se refere?
  • Qual era o nome da professora de Toninho?
  • As primeiras aulas foram sobre qual assunto?
  • Por que é importante ter higiene?
  • Como podemos evitar a proliferação dos micróbios nos alimentos?
  • Além de se ter hábitos de higiene e de verificar o prazo de validade dos alimentos qual foi a outra maneira que a professora Tina ensinou de se evitar as doenças?
  • Toninho prestou muito atenção em tudo só ficou com uma pequena dúvida. Por que ele não tirou essa dúvida com a professora?
  • Toninho era um menino tímido e ou extrovertido? Explique por quê?
  • Sobre qual assunto Toninho ficou em dúvida? Quem tirou as dúvidas dele?
  • “A água é preciosa porque é essencial a vida” disse D. Sonia, a mãe de Toninho. Como as pessoas que não tem água canalizada levam a água até suas casas para poderem usa-la?
  • Ainda sobre a água, o que acontece quando passa muito tempo sem chover?
  • Por que quando a família de Toninho viaja o seu pai não deixa que ele tome refresco na estrada?


  • Na Escola Futurista o lanche é preparado pelas merendeiras. Que cuidado as merendeiras têm para preparar o lanche?
  • O que é servido no lanche da escola?
  • Por que as merendeiras servem uma segunda porção de comida a quem quiser repetir?
  • Por que Toninho ficou triste?
  • Qual é a consequência da falta de alimento no organismo?
  • Qual foi a reação da Professora Tina quando viu uma bola de papel no chão?
  • Quem jogou a bola de papel no chão? 
  • Ele tinha a intenção de sujar a sala?  Explique.
  • Qual era o nome do médico que deu uma palestra na escola? E quais foram os assuntos dessa palestra?
  • Qual era o nome do garoto brigão da escola? E o que ele fez com Toninho?
  • Qual foi atitude dos pais de Toninho ao saber da briga entre Toninho e Hamilton?

Qual era a causa da agressividade de Hamilton?

  • Qual amigo de Toninho estava com ele quando um homem tentou sequestra-los?

O que impediu que um homem fizesse uma maldade com Toninho e Edson na saída da escola?

  • Que providência a diretora da escola tomou quando soube do fato ocorrido?
  • O que aconteceu a noite com Toninho por causa do susto do sequestro?
  • Como Renatinha, amiga de Toninho comemorou o seu aniversário?
  • O que aconteceu na saída do shopping?
  • O que a mãe de Renatinha lhes disse em relação a dar esmolas?
  • Conversando com a professora o que André disse que seria quando crescesse?
  • O que a professora Tina achou dessa escolha de André?
  • O que ela explicou a turma em relação a trabalho?
  • O que é preciso fazer antes de se escolher uma profissão?
  • Qual foi o trabalho que a turma teria que apresentar para conhecer melhor algumas profissões?
  • Com o que Gustavo estava preocupado?
  • A professora Tina explicou que aos alunos não podem ter os mesmos direitos que os adultos por quê?
  • De acordo com o que a professora ensinou escreva um dos deveres que o Governo tem em relação às crianças.
  • O que aconteceria aos alunos não tirassem boas notas na prova final?
  • O que o sr. Alberto, pai de Toninho, falou para ele se acalmar antes das provas finais? 
  • O que aconteceu no último dia de aula?


      III. SUGESTÃO DE TEMAS PARA PRODUÇÃO TEXTUAL OU DEBATE

Toninho passou por uma situação difícil no shopping com seus tios e primos em suas férias. 
Já ocorreu algo parecido com você? Conte como isso aconteceu.

Toninho era filho único e gostava de seus amigos como se fossem irmãos. Você tem algum amigo que você gosta como se fosse irmão. Escreva sobre ele e por que você gosta dele.

“Nenhuma pessoa inteligente deixa de fazer amizades por causa dessas diferenças”. Você concorda com essa afirmação. Comente.

Toninho era tímido e por causa disso não gostava de falar em público. Isso não era bom na escola porque ele ficava com dúvidas sobre as aulas. Você já viveu alguma situação em que ficou prejudicado por conta do seu modo de ser. Conte como foi sua experiência.

Dona Sonia, a mãe de Toninho, ajudava-lhe a estudar em casa. Essa ajuda faz com que ele     aprenda mais e tenha boas notas na escola. Você acha que é importante ter alguém que ajude os alunos a fazerem as tarefas de casa. Justifique sua resposta.

Dona Sonia, a mãe de Toninho, deu várias explicações sobre a importância da água. Você como ela também acha que a água é essencial em nossa vida? Na sua casa as pessoas sabem disso? O que fazem para economizar água. Fale um pouco sobre isso.

 Nem todas as famílias têm condições de ter uma boa alimentação por isso não devemos desperdiçá-la, mas temos que comer da forma correta para que tenhamos qualidade de vida. Você acha que se alimenta bem? O que você deveria comer para ter mais saúde que você não come? Fale sobre isso.

Toninho resolveu brincar de basquete com o cesto do lixo. Por causa de uma “brincadeira” Toninho deixou a sua professora chateada. Escreva sobre algo que fez sem intenção que não foi bem entendido por outra pessoa.

Hamilton era um menino brigão porque via muitas brigas entre os pais e por causa disso estava ficando doente. Muitas vezes agimos errado não porque queremos, mas por conta de algo ruim que estamos vivendo. Toninho não revidou ao empurrão que recebeu de Hamilton.  De ideias de como podemos lidar com os alunos brigões da escola, afinal “Gentileza gera Gentileza”.


Toninho fez xixi na cama por estar impressionado, ao quase ser sequestrado por um homem na porta da escola. Mas sua mãe com muito carinho lhe apoiou e entendeu o seu erro. Conte alguma situação que você viveu que foi difícil, mas que teve apoio de seus pais ou de outra pessoa que lhe ama.

Ao saírem do shopping os meninos queriam dar esmola a um menino pedinte. D. Olga, a mãe de Renatinha, orientou-os para que eles não fizessem e disse-lhes “O melhor é deixar que ele mesmo entendesse que precisa tomar uma atitude e mudar de vida, disse ela”. Você concorda com ela? Qual é a sua opinião?

Um dos caminhos para ser feliz é fazer oque gosta. Escolher a profissão correta é um grande passo para a felicidade. Fale um pouco sobre a profissão que faria você mais feliz.

Todos nós temos direitos e deveres para que a convivência em um grupo seja organizada. Crie regras para que os alunos da sua turma se entendam melhor, seria o “Estatuto da Turma...”.

IV. CONTEÚDOS QUE PODEM SER TRABALHADOS APÓS LEITURA DO LIVRO
CIÊNCIAS

Prevenção de acidentes e primeiros socorros no mar
Higiene corporal e do ambiente
Vacinas
Alimentação saudável
Água
Saneamento 
Lixo
Órgãos dos sentidos

INTEGRAÇÃO SOCIAL

Escola
Família
Graus de parentesco
Profissões
Direitos e Deveres



V. ATIVIDADES PRÁTICAS
ESTUDOS DO MEIO

Visitação a um posto de salvamento na praia para conversar com um salva-vidas sobre a prevenção de acidentes no mar.
Visitar a empresa de saneamento do seu bairro.

ÉTICA e CIDADANIA

I- Consultar o ECA (Estatuto do Menor e do Adolescente) identificando alguns direitos e deveres ligados à realidade da turma. Em grupo criar o Estatuto da Escola.

II- DINÂMICA DEVER OU DIREITO

* PROPOSTA: identificar e diferenciar direitos e deveres.
Desenvolvimento: 
Cada criança recebe dois pequenos pedaços de cartolina, sendo um pedaço de cada cor, por exemplo, verde e amarelo. O verde poderá identificar direitos e o amarelo deveres. 
O professor fala ou escreve um direito ou um dever (também pode pedir que as crianças falassem, uma por vez) e pede que as crianças levantem um dos pedaços de cartolina, conforme elas acharem que é um dever ou um direito. 
Verificar quantas levantaram de cada cor e fazer uma breve discussão/reflexão.

Faixa etária: possível de ser realizada com qualquer faixa etária, adaptando a linguagem e a condução da discussão. Mais recomendada até os 12 anos.

III- DINÂMICA DA PROFISSÃO

* PROPOSTA: Conhecimento de diversas profissões e sua utilidade.

DESENVOLVIMENTO

1.O professor deverá pedir para uma criança pensar em uma profissão e dizer uma das características da mesma, por exemplo: Estou pensando em uma pessoa que recolhe o lixo ? 
2. As crianças tentarão adivinhar qual será essa profissão, se não acertarem com a dica, poderá ser dada mais uma, a criança que acertar ganhará um ponto, a que arriscar e errar pagará uma prenda. 
3. Ganhará aquele que tiver mais pontos.
Faixa etária: possível de ser realizada com qualquer faixa etária, adaptando a linguagem e a condução da discussão. Mais recomendada até os 10 anos.


IV:PALESTRA COM O CONSELHEIRO TUTELAR

Objetivo: Conhecer as funções de um conselheiro e ampliar no aluno conhecimento de seus direitos e deveres (convidar os pais).

EDUCAÇÃO FÍSICA

Atividade: CESTA NUMERADA 
Material: Cesto de lixo e bola de papel de jornal 

1.Os participantes deverão ser divididos em duas equipes.
2.Cada equipe deverá estar disposta em fila um do lado do outro no final da quadra de basquete.
3.O monitor deverá dizer um número (não repetido na mesma equipe).
4.Outro monitor ficará no meio da quadra com duas bolas, quando este falar o número de um participante, ele deverá correr até o meio da quadra, pegar uma bola e correr em direção a cesta a fim de fazê-la. 
5.Quando um dos participantes de uma das equipes fizer a cesta, os dois deverão recolocar a bola no centro da quadra e o monitor deverá falar outro número.
6. Vence a equipe que fizer mais números de cestas

COMUNICAÇÃO - MÚSICA

Cada vez mais a água está escassa no nosso planeta por diversos motivos. Se não mudarmos nossos hábitos teremos vários problemas em relação a isso. Após trabalhar a música “Planeta água” de Guilherme Arantes, crie cartazes para uma manifestação alertando a população para o uso adequado da água.
Planeta Água 
Guilherme Arante
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos

Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água

TECNOLOGIA 

O lixo vem se tornado um dos maiores problemas em nossas cidades. Se não mudarmos nossos hábitos teremos vários problemas em relação a isso. Crie mensagem para uma campanha na escola com dicas de como mantê-la limpa e envie para seus amigos por BLUETOOTH.

Depois que todos captarem as mensagens uns dos outros, registrarão no computador , para imprimir e espalhar pela escola.

FILOSOFIA: 



Fazer pesquisa sobre a vida de José Datrino “O Profeta Gentileza” e sua filosofia de vida para uma sociedade melhor.
Em dupla criar uma “Receita de Gentilizas” para colocar no mural da sala.

ARTES

Brincando e comendo
As frutas são deliciosas e fazem muito bem á saúde, após fazer pesquisa sobre alimentação saudável e apresentação em sala, participar de um diferente, fazendo pratos decorados.
                   
    
   PS:  Fonte de Consulta: Algumas atividades foram adaptadas e/ou copiadas de alguns sites da internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é muito importante e bem-vindo e para esclarecer sobre vendas clique nos locais referente às mesmas na caixa de link abaixo da foto principal do blog, muito grato!...voltem sempre!...abs